domingo, 25 de março de 2007

Linux, Serial ATA

Aêwh.. galerinha mais ou menos, de buenas!

Seguinte.., certo dia estava eu pesquisando sobre um pequeno probleminha que estava me custando alguns neurônios a respeito da instalação de um Serial ATA no Linux e como sei que também existem diversas pessoinhas que possuem o mesmo problema, resolvi compartilhar a solução.

Equipamentos e softwares utilizados na instalação:

Hardware

- Processador Intel Pentium 4 3.0Ghz HT
- Placa mãe Intel Desktop Board D875PBZ
- HD Seagate Barracuda 7200.7 SATA - ST380013AS

Software

- Slackware 9.1
- Kernel 2.6.6

1º Passo

Entre nas configurações da BIOS (SETUP), vá até a opção "Advanced" e depois vá até
"Drive Configuration", na opção "ATA/IDE Configuration" marque/habilite a opção "LEGACY", feito isso vá até a opção "Legacy IDE Chanels" e selecione a opção "SATA P0/P1, PATA Sec", vou explicar porque selecionar está opção:
Se o drive de cdrom estiver conectado a porta PATA Secundária ou seja, se ele estiver conectado a porta IDE Secundária selecione esta opção caso ele esteja na porta IDE Primária então você deve selecionar a opção "SATA P0/P1, PATA Pri".
Feito isso, basta certificar-se de que a seqüencia de boot está correta, em primeiro lugar vem o cdrom e depois vem o HD, se tudo estiver correto salve as configurações e saia do SETUP.
OBS: Se você deixar a opção "ENHANCED" habilitada e tentar carregar o slack o sistema irá travar, no meu caso ele travou na seguinte linha:
"hde: attached ide-disk driver."
Isso acontece porque o kernel 2.4.22 ainda não tem suporte a SATA.

2º Passo

Faça a instalação normalmente, seguindo os passos que você normalmente utiliza, crie as partições conforme o necessário, lembrando que o kernel reconheceu seu HD como /dev/hdaX onde X indica o número da partição. Prossiga com a instalação até o final, concluída a instalação reinicie o sistema.

3º Passo

Faça o download do novo kernel com suporte a SATA, hoje a versão estável mais recente é a versão 2.6.6, mas pode ser que quando você estiver lendo este artigo um novo kernel já esteja disponível.
Terminado o download vamos configurar o kernel, altere as opções de acordo com sua máquina, neste ponto o que nos interessa é o suporte a SATA, que está nas configurações dos dispositivos SCSI “SCSI device support” na opção “SCSI low-level drivers”, o nome da opção é "Serial ATA (SATA) support”, no meu caso eu habilitei também a opção “Intel PIIX/ICH SATA support”, todas Build-in ou seja, compiladas diretamente no kernel e não em módulos.
Agora você já pode compilar seu novo kernel com suporte a SATA.

4º Passo

Se a sua compilação terminou sem erros agora você precisa modificar 2 arquivos importantes, o primeiro é o lilo.conf, nele você deve mudar todas as opções que apontam para /dev/hdaX para /dev/sdaX, este é o novo dispositivo que o kernel irá reconhecer, você ainda deve certificar-se de que a opção “image” esteja apontando para o novo kernel, o segundo arquivo a ser modificado é o /etc/fstab, nele você também deve substituir todas as ocorrências que apontam para /dev/hdaX por /dev/sdaX.
Feito isso agora você pode reiniciar seu computador e novamente você deve entrar no SETUP, vá até "Advanced" e depois vá até "Drive Configuration", na opção "ATA/IDE Configuration" marque/habilite a opção "ENHANCED", feito isso você já pode salvar e sair do SETUP. Se você não modificar o SETUP seu sistema vai travar novamente.

OBS: Quando modificar o lilo.conf não se esqueça de executar o comando “lilo” para que as alterações tenham efeito.

Nenhum comentário: